Estamos na segunda semana do advento, que é o tempo de preparação para festa do Natal, celebrada na passagem de 24 para 25 de dezembro.
Porém, o dia 25 de dezembro não é de fato a data de nascimento de Jesus, conforme vários estudos já comprovam. Encontrei um texto* interessante sobre o assunto, e trago até vocês, com alguns comentários.
Porém, o dia 25 de dezembro não é de fato a data de nascimento de Jesus, conforme vários estudos já comprovam. Encontrei um texto* interessante sobre o assunto, e trago até vocês, com alguns comentários.
O dia 25 de dezembro foi uma data adotada na "fase cristã" do império Romano, no mesmo dia em que havia uma celebração pagã do "rei sol", e assim, sendo o cristianismo a nova religião oficial do império, a adoção da festividade cristã no mesmo dia de uma festa pagã tinha por objetivo subpujar esta.
Qual seria a verdadeira data, então?
A Bíblia nos dá algumas "pistas" para que, por inferência, cheguemos aproximadamente à possível data do nascimento de Jesus. Primeiramente para chegarmos a tal data, devemos "lançar mão" do Calendário Judaico, que é lunar (baseado nos ciclos da Lua), diferente do nosso, o Calendário Gregoriano, que é solar (baseado nos movimentos terrestres em relação ao Sol). Além disso, o Calendário Judaico é, grosso modo, dividido em dois, um religioso e outro civil; o religioso começa no mês de Nissan (ou Abib), já o civil no mês de Tishrei (ou Etanim). Assim, os meses são truncados com relação ao nosso calendário.
Exemplificando: o mês de Abib inicia na segunda quinzena de Março e finda na primeira quinzena de Abril. Pois bem, para continuarmos a "contagem" faremos menção à concepção de João Batista. A Bíblia diz que Zacarias (pai de João Batista) era sacerdote:
"Existiu, no tempo de Herodes, rei da Judéia, um sacerdote, chamado Zacarias, da ordem de Abias, e cuja mulher era das filhas de Arão; o nome dela era Isabel." (Lc 1.5)
Os sacerdotes foram divididos pelo rei Davi em 24 turnos ao ano (1Cr 24, o ano usado nessa passagem é o religioso), ou seja, cada sacerdote deveria ministrar no Templo de Jerusalém durante 15 dias no ano, 2 turmas por mês, uma a cada quinzena, 24 no total dos 12 meses, sendo a turma de Abias a oitava:
"a sétima, a Hacoz; a oitava, a Abias;" (1Cr 24.10)
Fazendo a conta a partir do início do ano (lembrando que o primeiro mês do ano religioso hebreu é Abib, da segunda quinzena de Março à primeira quinzena de Abril), pode-se afirmar que Zacarias ministrava na segunda metade do mês de Tamuz, na primeira quinzena de Julho. Quando o anjo Gabriel aparece a Zacarias e anuncia-lhe que sua esposa iria engravidar, Zacarias estava ministrando no Templo, exercendo o sacerdócio no período destinado à sua ordem (na primeira quinzena de Julho). Acabando o tempo de exercer o seu sacerdócio, Zacarias volta para casa (Lc 1.23), poucos dias depois Isabel, sua esposa, engravidou (Lc 1.24). Isso ocorreu na segunda quinzena de Julho (primeira metade do mês Ab), 9 meses depois nasceu João Batista, entre a segunda quinzena de Março e a primeira quinzena de Abril (no mês de Abib). Jesus era 6 meses mais novo que João, é o anjo Gabriel quem confirma isso quando aparece a Maria para anunciar que ela iria conceber a Jesus:
"E eis que também Isabel, tua prima, concebeu um filho em sua velhice; e é este o sexto mês para aquela que era chamada estéril." (Lc 1.36)
Sendo assim, 6 meses após o nascimento de João, nasce Jesus, entre a segunda quinzena de Setembro e a primeira quinzena de Outubro (no mês de Tishrei).
Continuando nossa "busca" pela real data do nascimento de Jesus, encontramos outra "pista" que a Bíblia nos dá. É a forma como o São João se expressa ao falar sobre a encarnação de Cristo:
"E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade." (Jo 1.14)
O termo que João usou para "habitou", deriva da palavra grega σκηνή (skené), que significa tabernáculo, ou seja, Cristo "tabernaculou", habitou num tabernáculo (um corpo humano). São Paulo, o apóstolo dos gentios, se refere ao nosso corpo físico como um tabernáculo:
"Sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos da parte de Deus um edifício, casa não feita por mãos, eterna, nos céus. E, por isso, neste tabernáculo, gememos, aspirando por sermos revestidos da nossa habitação celestial." (2Co 5.1,2)
A metáfora do tabernáculo em relação ao corpo humano, faz menção a transitoriedade do corpo. No caso de Cristo, o fato Dele assumir temporariamente uma forma humana (encarnação):
"antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana" (Fp 2.7)
Em Israel comemorava-se a Festa dos Tabernáculos (ou Sucot) período onde o povo habitava em tabernáculos (um tipo de tenda) durante 7 dias, para lembrar dos 40 anos do êxodo no deserto (Lv 23.34,42). Tipologicamente, a Festa dos Tabernáculos apontava para a habitação do Verbo temporariamente em um tabernáculo, ou seja, a encarnação de Cristo. Interessante é que essa festa começava no dia 15 de Tishrei, o mesmo mês que de acordo com a nossa "conta" (no texto anterior) Jesus teria nascido. Podemos deduzir então, que provavelmente Jesus nasceu durante uma celebração da Festa dos Tabernáculos, entre a última semana de Setembro e a primeira semana de Outubro.
Este argumento tem coerência, por 3 motivos. Primeiro motivo, a obrigatoriedade de todo homem comparecer no Templo na Festa dos Tabernáculos:
"Três vezes por ano todos os seus homens se apresentarão ao Senhor, seu Deus, no local que ele escolher, por ocasião da Festa dos Pães Asmos, da Festa das Semanas e da Festa dos Tabernáculos..." (Dt 16.16)
São José (esposo de Maria Santíssima e pai adotivo de Jesus) pode ter aproveitado o circunstância de ter que recensear-se, para também participar da festa, pois Belém é próxima de Jerusalém (apenas 10 km de distância). Segundo motivo, a Festa dos Tabernáculos é uma das 3 festas essenciais de Israel (Dt 16.16). Provavelmente existiu um propósito divino no fato das principais festas judaicas serem justamente essas 3, época em que havia um número maior de pessoas transitando em Jerusalém, para presenciarem tais acontecimentos. Jesus morreu na Páscoa (Festa dos Pães Asmos), o Espírito Santo desceu no Pentecostes (Festa das Semanas), restando a dos Tabernáculos, o que indica que Jesus nasceu nesta festa. Terceiro motivo, a Festa dos Tabernáculos é comemorada em Tishrei, o mês do Ano Novo civil para os judeus (Lv 23.24), e também nesse mês (no dia 10) é celebrado o Dia da Expiação (Lv 23.27). Simbolizando que o nascimento de Cristo seria um novo começo para o mundo e que Ele traria expiação à humanidade.
Então, Jesus nasceu no mês de tishrei, o sétimo mês do calendário judaico lunar, em um período em que o povo se preparava para a festa de Sucót (Festa das Cabanas). Tshirei é o mês que em nosso calendário daria entre o mês de setembro e outubro. Ele nasceu em período de festa, só que foi na Festa das Cabanas, a chamada Hag Sucot, em hebraico. Acontece cinco dias após a festa de Yom Kipur, com duração de sete dias.
25 de dezembro em nosso calendário se comemora o nascimento da deidade solar, o nascimento do sol, em um sentido mais profundo histórico, seria o nascimento de Tamuz. Na próxima semana, explicarei a origem do dia 25 de dezembro, e sua "história pagã".
Toda a argumentação deste texto está no campo das possibilidades, entretanto, fundamentada somente em versículos bíblicos.
(*Maior parte do texto é de autoria de Paulo e foi extraída do site: www.iadrn.blogspot.com.br. Não estranhem eu colocar um texto oriundo de um site evidentemente evangélico. É um site que trata de teologia e arqueologia, não tendo relação com as diferenças de crenças.)
Jesus nasceu no mês Siva festa do pentecostes 6 mês Elul setembro o anjo Gabriel apareceu para Maria só contar os meses e João Batista nasceu depois de três meses Quisleu dezembro festa da dedicação 1 mês abib 2 mês zíve 3 mês Siva 4 mes tamuz 5 mês abe 6 mês Elul 7 mês tisri ou etanim 8 mês bul 9mês quisleu 10 tebete 11 mês sebate 12 mês adar e na biblia fala o nome dos meses exemplo no 6 dia do décimo segundo mês será adar março no velho testamento está escrito o nome dos meses e dias explicadinho nos mínimos detalhes leia mais e pedir para Emanuel a direção glória a Deus e o Senhor Jesus Amém
ResponderExcluirGostei do estudo mais eu tinha que corrigir os meses Amém
ResponderExcluirEu sou o Almeida os meses que você citou o nascimento de Jesus está errado ele nasceu na festa de pentecostes no mês de Siva (junho )
ResponderExcluirJesus nasceu na festa de pentecostes e se prestarem atenção ele subiu no mês de pentecostes a festa de (junho )
ResponderExcluirprovavelmente Jesus nasceu no dia de Yom Kippur/dia da expiação dia 10 de Tishri de 3760 do calendário judaico.
ResponderExcluirOu dia 06 setembro do ano 2 a.c. sabendo que o ano zero não existe.
E começou Jesus seu ministério no dia 28 setembro de 29 d.c.
Ou no calendário judaico dia 4 Tishri de 3790.
E a crucificação de Jesus foi dia dia 1 de abril 33 d.c.
Ou no calendário judaico dia 14 de Nisã 3793.