Translate

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Análise: Sagrado Coração -Legião Urbana


Um tempo atrás analisei algumas músicas do álbum "Tempestade ou O Livros dos Dias", o último lançado com Renato Russo vivo. Porém algumas músicas já estavam gravadas, pois esse álbum era para ser duplo, mas para evitar onerar o preço com um álbum duplo, resolveram que lançariam depois. Para gravadora acabou sendo uma ótima coisa, pois o álbum "Uma Outra Estação" foi lançado um ano após sua morte, atraindo os saudosos fãs.


Renato Russo,diante de um quadro irreversível, debilitado e pesando em média 45 quilos, escreve a canção "Sagrado Coração", que só vem a ser divulgada no último disco “Uma Outra Estação”, 1997, no ano seguinte de sua morte. Essa música no disco é apenas instrumental. Infelizmente não houve tempo para que Renato Russo gravasse os vocais, mas nos presenteou deixando a letra dessa bela canção.


SAGRADO CORAÇÃO

Sei que tenho um coração
Mas é difícil de explicar
De falar de bondade e gratidão
E estas coisas que ninguém gosta de falar

Falam de algum lugar
Mas onde é que está?
Onde há virtude e inteligência
E as pessoas são sensíveis
E que a luz no coração
é o que pode me salvar
Mas não acredito nisso
Tento, mas é só de vez em quando

Onde está este lugar?
Onde está essa luz?
Se o que vejo é tão triste
E o que fazemos tão errado?

E me disseram!
Este lugar pode estar sempre ao seu lado
E a alegria dentro de você
Porque sua vida é luz

E quando vi seus olhos
E a alegria no seu corpo
E o sorriso nos seus lábios
Eu quase acreditei
Mas é tão difícil

Por isso lhe peço por favor
Pense em mim, ore por mim
E me diga:
- Este lugar distante está dentro de você
E me diga que nossa vida é luz
Me fale do sagrado coração
Porque eu preciso de ajuda 




Quando leio ou escuto Renato Russo, assim como faço quando ouço Cazuza, não me atenho à sua história de vida e sim ao significado de suas letras para mim. Às vezes nós, muitas vezes imbuídos de arrogância e prepotência não atentamos para a condição interna de alguém com um coração aflito e cansado, alguém machucado não apenas pelas dores físicas, mas principalmente pela dor de sentir sua existência se esvaindo sem a certeza do que estava por vir. Renato roga por uma resposta, “Onde está este lugar? Onde está essa luz ?” e nesta hora lembro de uma passagem bíblica: Deus “pôs no coração do homem o anseio pela eternidade”(Ecl 3.11), e esse sentimento só será preenchido quando lhe for colocado o Sagrado Coração sensível a voz de Deus.

“Me fale do sagrado coração porque eu preciso de ajuda”, são as últimas palavras dele em sua canção. Nesse instante, Renato não clamava pela cura da AIDS, por algum antídoto medicinal ou paliativo que aliviasse suas dores, a sua dor era existencial de reconhecimento de morte iminente, sob a sensação de partir para outra com a ausência da certeza de sua existência. Dúvidas como todos temos, mas refutamos pensar nisso até sentirmos a morte espreitando pelos cantos: o que teremos, o que seremos após nosso fim. Por mais que muitos digam que nada existe após a morte, quando é chegada a hora da sua, essa ansiedade pelo porvir o domina. Renato, no fim, sentia-se apenas como um poeta distante de Deus que clamava por Ele sem saber como.

Abaixo a melodia, como foi lançada no último álbum: Um Outra Estação:


2 comentários:

  1. Muito boa essa reflexão. TB acho que foi uma reflexão de sua existência, de interrogar sobre o depois. O desejo que todo homem tem de algo maior, que eu particularmente chamo de Deus. E esse coração sagrado cultuado por católicos, eu o sagrado coração de onde brota paz, quietude, consolo, amor, ternura...por tudo que na verdade o coração de todos nós homens, ansiamos. Que Renato esteja no céu, pq Deus eh justo mas sua misericórdia eh eterna.

    ResponderExcluir

Caro leitor, fique a vontade para dar sua opinião: