Pensei em escrever uma mensagem para este fim de ano. Talvez, compartilhar uma prece, contar uma história ou algo do tipo. Mas acho que isso tudo já fiz, e a inspiração resolveu não ser muito amiga nos últimos dias, então vou improvisar.
Muita gente tem reclamado de 2016, que foi um ano ruim, que foi uma ano difícil... Realmente não foi dos melhores ou mais fáceis, mas se terminamos vivos já é um bom começo. Se temos saúde o suficiente para reclamar, já é motivo de agradecer. Se temos um teto, comida na mesa, já estamos melhor que muitos. No fim o mais adequado seja ser grato pelo que se tem, pelo que se conseguiu conquistar e não maldizer o ano pelo que não agradou ou não conseguiu conquistar.
Para mim foi um ano de aprendizado, em muitos aspectos.
Aprendi que se não posso mudar algo, tenho que aprender a conviver da melhor forma que me for possível e não me preocupar em demasia com isso.
Aprendi que meu tempo é valioso demais para me preocupar com coisas, pessoas ou situações imutáveis, supérfluas ou que nada me acrescentarão. Nosso tempo é curto demais e passa muito rápido para ficarmos nos preocupando com rixas, vinganças, etc. Retribuir tristezas não nos acrescenta nada, apenas prejudica a nós e a quem estiver a nosso redor.
Aprendi que não se consegue estar alegre todos os minutos do dia; o cansaço, as notícias e decepções nos drenam força e alegria. Mas se conseguirmos mesmo que por poucos minutos sorrir, podemos mudar o dia de outra pessoa. Semear um pouco de alegria, nos trará alegrias de volta. Não é porque não estou bem, que vou entristecer minha esposa ou as pessoas ao meu redor com meus problemas ou preocupações. Não é por estar decepcionado com a política (e todos estamos) ou com qualquer outra coisa, que vou transmitir essa tristeza. Por mais difícil que esteja, aprendi ao menos tentar colocar um sorriso no rosto ao olhar no rosto das pessoas que fazem parte do meu dia a dia.
É difícil mas tento manter a fé que dias melhores virão. Sem fé não haveria motivo para viver.
Sou grato pelas bençãos que tenho na vida. Diante de tantos problemas em nosso país e no mundo, somos abençoados pelo que temos. E no fim, essa é minha grande prece pelo ano que passou: Obrigado pelos momentos bons que mantém minha fé, pelos ruins que me fazem aprender. Obrigado por tudo que tenho, por cada benção que me é concedida e me permite sobreviver e viver da melhor forma que é possível.
Desejo a todos um ano realmente novo, abençoado a cada nascer do sol e que cada por do sol traga a esperança e a certeza de um dia seguinte ainda melhor.
A Deus primeiramente e a cada um de você, meu muito obrigado.
I
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro leitor, fique a vontade para dar sua opinião: