Translate

sexta-feira, 2 de maio de 2025

Um novo conclave

Comecei este blog há mais de doze anos, mais ou menos na época do último conclave que fez do Cardeal Bergoglio o saudoso Papa Francisco.

Na época, Bento XVI renunciara e muito se especulara sobre os motivos. Até hoje há especulações, conspirações e afins sobre os motivos que o levaram a, em vida, deixar a Se Vacante.

Da mesma forma, após Francisco assumir o papado, muito se falou sobre as atitudes de quando era cardeal. Eu mesmo li muita coisa e cheguei a algumas conclusões controversas sobre o que li. Mas o tempo passa e aprendemos muita coisa, tanto com a vida, quanto com nós mesmos.

Papa Francisco foi um papa do povo, originário de uma paróquia, de lidar no dia a dia com as pessoas. Optou por pregar o lado mais humilde de sua missão, o "poder" e respeito como papa não vinha das vestes tradicionais ou dos adornos papais. Vinha de sua postura, suas palavras e seu exemplo. E foi admirado por isso, mesmo fora da Igreja Católica.



Dentro da Igreja, desagradou alguns que possuem uma postura muito mais tradicionalista, que defendem a ideia de que só há um caminho para Deus e deve passar por seguir rigorosamente os preceitos do "Catecismo da Igreja Católica". Já fui muito mais adepto dessas ideias do que sou hoje. A vida me ensinou a enrijecer em outros pontos e flexibilizar em tantos outros. Há pessoas boas e más em qualquer religião, então seguir a doutrina A ou B não te levará ao "paraíso" ou similar. São suas atitudes diárias para com as pessoas ao seu redor que farão a diferença. 

Em outro texto, gostaria de explanar melhor esses pensamentos, concordâncias e discordâncias. Hoje gostaria de retornar ao assunto do conclave.

Um novo conclave e novas possibilidades a frente. Podemos ter alguém que continue as ideias e caminhos que Francisco estava levando a Igreja. Podemos ter alguém que opte por encaminhar a Igreja de volta aos velhos, e me desculpe dizer, ultrapassados métodos. Desejo muito que a escolha seja realmente inspirada por Deus e não manipulada por interesses políticos internos da cúria.

Tenho escrito pouco, o tempo e a inspiração tem sido curtos. Talvez em meu próximo texto já tenhamos um novo papa. Que segundo alguns conspiracionistas, será o último… Profecias adaptáveis, como sempre.

Vamos orar para poder ser alguém de bem. Como foi Francisco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, fique a vontade para dar sua opinião: