Translate

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Tríduo Pascal

Amanhã inicia-se o Tríduo Pascal. O Tríduo Pascal da Paixão e Ressurreição do Senhor inicia com a Missa vespertina Ceia do Senhor, possui o centro na Vigília Pascal e encerra-se com as Vésperas. Gostaria de “falar” um pouco desses dias, que para alguns são só dias de folga, mas para quem crê são dias únicos e os mais especiais do ano.

Missa da Ceia do Senhor (Quinta-feira Santa)
Nos recordas Ceia do Senhor. Quando Ele prediz sua Paixão e Morte e despede-se dos Apóstolos na última ceia. Neste dia, Jesus instituiu a Eucaristia e o sacerdócio. Na celebração, o sacerdote lava os pés de doze pessoas convidadas, na tradicional cerimônia da Missa do Lava-pés, recordando o gesto de Jesus em lavar os pés dos seus discípulos e a dizer: ‘Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei’, significando que devemos servir uns aos outros com total humildade, gratuidade e amor. Ao final da Missa se faz a Transladação do Santíssimo Sacramento e, em seguida, a adoração.

Paixão do Senhor (Sexta-feira Santa)
Neste dia a igreja recomenda abstinência total de carne e acompanha em silêncio o sofrimento e condenação até sua entrega total coma morte na cruz. Não se celebra Missa ou qualquer Sacramento e comunga-se as hóstias consagradas na Quinta-feira Santa. A celebração central deste dia é a das 15 horas, em que segundo a Tradição, Jesus morre. Ela se divide em quatro partes:
Liturgia da Palavra, Oração Universal, Adoração do Senhor na Cruz. É dia de total silencio e reflexão.

Vigília Pascal (Sábado Santo)
Celebramos a Vigília Pascal. A vida quer a vida, não a morte. A Ressurreição de Jesus é o milagre do começo da vida, vida nova a partir da morte.
O Círio Pascal, aceso com o fogo novo, luz que surge nas trevas, representa Cristo Ressuscitado Vitorioso sobre a morte e Senhor da história, luz que ilumina o mundo. Na vela estão gravados as letras gregas Alfa e Ômega, que querem dizer. ‘Deus é principio e o fim de tudo”.

Passados esses dias chegamos enfim na Páscoa. Páscoa significa passagem. A Páscoa de Cristo é sua passagem da morte na cruz para ressurreição. É sua vitória plena e definitiva sobre a morte e sobre todos os males. Desse modo, a ressurreição de Jesus mudou totalmente a história da humanidade e de cada ser humano. A Páscoa é o mistério unificador de toda a nossa fé cristã, sendo assim, a festa principal Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, fique a vontade para dar sua opinião: