Mas se mesmo assim alguém estiver interessado, pode ler as postagens dos outros anos. Para quem não conhece, recomendo o último link que fala do dia de hoje, Quarta-feira de cinzas.
http://erranteescritor.blogspot.com/2014/03/carnaval.html
http://erranteescritor.blogspot.com/2015/02/carnaval.html
http://erranteescritor.blogspot.com/2015/02/cinzas.html
"As Flores do Mal (título original em francês: Les Fleurs du mal) é um livro escrito pelo poeta francês Charles Baudelaire, considerado um marco da poesia moderna e simbolista. As Flores do Mal reúnem, de modo exemplar, uma série de motivos da obra do poeta: a queda; a expulsão do paraíso; o amor; o erotismo; a decadência; a morte; o tempo; o exílio e o tédio."
(Fonte: Wikipedia)
Ao publicar As Flores do Mal, Baudelaire foi condenado por ofensa à moral pública. Além de pagar uma multa em dinheiro, a justiça obrigou-o a retirar seis poemas do volume. Os seis voltaram a integrar a obra onze anos depois, na primeira edição póstuma do livro, em 1868.
Mas esse texto não é sobre o livro e sim sobre a terceira faixa do Álbum "Uma Outra Estação" do Legião Urbana. Renato Russo, buscou inspiração na obra do autor e fez uma música de mesmo nome, com uma ideia semelhante e controversa à versão do primeiro. Apesar de mais contemporânea, a versão de Renato, mostra mais verdadeiramente a face da traição, nua e crua. Amor sem sinceridade. Dor e mentira, envoltas em sementes secas, que devem ser jogadas no lixo. Será que é isso que ele quer dizer quando diz “Volta pro esgoto, baby”? O que não presta, não deve ter valor, nem ser guardado entre pétalas perfumadas. Deve ficar pra trás, em qualquer espaço sem reserva, onde sequer será notado.
Vale lembrar que a música foi composta já no final de sua carreira, tanto que esse álbum acabou sendo lançado só após sua morte. Talvez essa música seja um grande desabafo de quem viveu toda sua vida ouvindo pessoas e promessas falsas. Um grande desabafo às grandes e pequenas traições do dia a dia: amores e amizades por puro interesse, momentos em que nossa "inocência" e crença na bondade humana nos faz sofrer. Uma grande resposta às mentiras que ouvimos de pessoas com quem convivemos e também daquelas que vem pedir nosso voto para continuar no poder. "Mentir é fácil demais".
Mas toda mentira e enganação um dia acaba, toda máscara cai e o que fica são só as lembranças das mentiras contadas e da dor que provocaram. E a partir daí até as verdades passam a ser contestadas; acreditar fica mais e mais difícil, "Todos já sabem o que você faz", o mentiroso acaba realmente ficando pra trás. E o que sobra para o ex bem-sucedido mentiroso é a sarjeta moral, o "esgoto de sua alma".
Para quem não conhece, segue a letra e o áudio:
Eu quis você
E me perdi
Você não viu
E eu não senti
Não acredito nem vou julgar
Você sorriu, ficou e quis me provocar
Quis dar uma volta em todo o mundo
Mas não é bem assim que as coisas são
Seu interesse é só traição
E mentir é fácil demais
Mentir é fácil demais
Mentir é fácil demais
Mentir é fácil demais
Tua indecência não serve mais
Tão decadente e tanto faz
Quais são as regras? O que ficou?
O seu cinismo essa sedução
Volta pro esgoto, baby
Vê se alguém lhe quer
O que ficou é esse modelito da estação passada
Extorsão e drogas demais
Todos já sabem o que você faz
Teu perfume barato, teus truques banais
Você acabou ficando pra trás
Porque mentir é fácil demais
Mentir é fácil demais
Mentir é fácil demais
Mentir é fácil demais
Volta pro esgoto, baby
e vê se alguém te quer
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro leitor, fique a vontade para dar sua opinião: