Na venida principal, cercas foram postas separando as pistas. Talvez para que as pessoas em meio a folia não resolvam atravessar e provoquem acidentes. Talvez seja para que foliões mais exaltados não atrapalhem o espaço das escolas de samba, que estarão se organizando em breve por ali, para desfilarem no sambódromo.
Próximo ao sambódromo, já montaram a passarela como de costume (nunca entendo porque não fazer uma fixa invés de montar e desmontar todo ano),as arquibancadas populares "beira-canal" ou "beira-valão" já estão prontas. Ali é um dos poucos pontos justos de toda essa festa no local. Quem tem dinheiro compra ingresso e fica nas arquibancadas do desfile, outros mais abastados ficam nos camarotes com regalias. O povão que chega cedo fica ali ocupando aqueles lugares e vendo a escola antes de entrar para desfila, os demais ficam ao longo do caminha na avenida, de pé mesmo ou no elevado que passa perto, tentando ver o desfile do alto.
Os blocos já começaram a animar os últimos fins de semana e virão neste com força total. Bacana, legal para quem gosta de ficar em meio a multidão com esse calorão. Infelizmente alguns bebem demais e estragam a festa. Outros estragam porque gostam, nem precisam beber para isso. Mas esse tipo de gente existe em toda parte. Infelizmente.
Muita gente não entende quando opino sobre determinados aspectos do carnaval, ou quando digo que a melhor coisa do carnaval, para mim, é a quarta feira de cinzas. Não sou contra quem curte o carnaval, não sou contra nosso povo tão sofrido se divertir pelo menos nessa época e esquecer um pouco seus problemas. Sou contra apenas dois aspectos: a depravação desacerbada de alguns e a falta de prioridade de outros.
Só porque é época de festa não há razão de se cultuar o profano e se profanar. Com a desculpa de "ser carnaval", muitos se entregam a luxúria sem sentido, fazendo coisas que não fariam em outras épocas por não ser "socialmente aceitável". Há foliões verdadeiros que se divertem, que gostam... Outros sinceramente parecem perder a noção das consequências para si e para os demais.
E no fim, acompanhando a balburdia de alguns, quem deveria ser exemplo é quem faz as maiores "sacanagens". Prefeitura, governo estadual e federal, que queixam-se de não ter dinheiro para investir em saúde, segurança e educação, abrem os cofres para financiar festas, escolas de samba, abrem portas, portos e aeroportos, não simplesmente para que pessoas de fora venham participar, mas lucrar com tudo isso. É um espetáculo lucrativo, mas não traz nenhum retorno para o Estado. Por que não usar o "dinheiro do carnaval" em coisas mais importantes para a população? Por que não investir esse dinheiro em saúde, educação, segurança, que servirá ao povo durante todo o ano e não apenas alguns dias? Por que não deixar que a iniciativa privada, e apenas ela, banque com os custos, já que essa sim consegue grandes lucros com o carnaval?
Meu desejo é que todos aproveitem de maneira saudável o carnaval. Quem for de festa e folia, divirta-se até cansar. Quem não for, que use esse tempo para coisas que goste. E que todos, foliões ou não, possam chegar bem na quarta-feira de cinzas.
Um bom carnaval a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro leitor, fique a vontade para dar sua opinião: