Translate

quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Releituras, inspirações e afins

 Há algum tempo recebi em uma postagem um comentário que me acusava de plágio. Não respondi, o deixei arquivado e pensando se realmente há anos atrás eu havia plagiado alguma coisa. 

Sinceramente não sei responder. Talvez eu possa ter lido algo e me inspirado a escrever, talvez lido algo e gostado a ponto de começar a escrever em cima da ideia. Mas então a vida seria um tremendo plágio, e consequentemente praticamente tudo que eu escrevi aqui o seja. Sempre estamos nos inspirando em algo, aprendendo algo, vivendo em cima dos aprendizados e experiências.

Pensei em excluir tal publicação e reescrevê-la, pois, com certeza, anos depois qualquer coisa que eu escrever será diferente daquilo que eu escrevi ali. Talvez a edite ali mesmo e republique, ainda estou decidindo.

O que quero hoje é apenas fazer um pedido ao leitor: se identificar algo que pareça que já leu em outro lugar, algo com data anterior a minha publicação, e eu não coloquei a referência, me avise. Posso olhar, reescrever se for o caso, ou simplesmente dar os créditos a quem publicou antes e eu indevidamente não citei. Apesar de não ser do meu feitio, textos de cinco, seis ou mais anos atrás podem ser "releituras do que li", e se não o fiz, devo dar o crédito a quem o merece.

Agradeço os alertas recebidos e que receberei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, fique a vontade para dar sua opinião: