Translate

quarta-feira, 21 de junho de 2017

Análise: Quase Sem querer


Esta música, composta por Renato Russo, faz parte do álbum "Dois" do Legião Urbana, tem um tom de descoberta de si mesmo.

Começa dizendo o quanto anda distraído, impaciente e indeciso. Mas apesar de ainda estar confuso, começa a enxergar com tranquilidade tudo que está descobrindo sobre si mesmo. E fica feliz com isso.

Em seguida, assume o erro de se preocupar demais com as opiniões alheias. Em sua descoberta começa a perceber que é inútil querer se justificar sempre, justificar seus atos, suas escolhas, justificar os caminhos que escolheu em sua vida, apenas para agradar a opinião pública. Quantas vezes nós não fazemos isso? Quantas vezes baseamos nossas escolhas no "que irão pensar", no lugar de basear em nossa vontade, no lugar de respeitar nossa própria essência? Acho que todos precisamos de aprender um pouco disso também...

Nessa busca de si mesmo, quebrou todo invólucro, toda a armadura que colocava diariamente em torno de si, para se isolar do mundo, para ser o que o mundo queria que fosse. Se fez em mil pedaços? Não. Já estava em mil pedaços por dentro, escondendo o que sentia, justificando o que sentia para si mesmo para conseguir convencer o mundo ao seu redor, que ele era exatamente como se mostrava. Era um personagem de si mesmo, adequado a situação, adequado ao ambiente que vivia. Mentia para si mesmo, para que seu personagem se mantivesse.

Enfim chega a fase da liberdade. A liberdade de tudo que construíra para convencer o mundo de que era o que queriam dele. Já não quer parecer o que não é. Tem a humildade de assumir que não sabe de tudo, já aprendeu que não precisa saber tudo, não precisa parecer perfeito, não precisa ter os mesmos gostos, as mesmas opiniões, as mesmas visões das pessoas com que convive. Pode ser quem é livremente, pode se livrar de velhas máscaras, pois no fim todos tem sua própria opinião e mesmo que muitos a escondam.

Sentir-se "livre" da prisão que ele mesmo criou, sentir-se pronto para encarar a vida de cara limpa, por mais difícil que seja, por mais que o mundo julgue, é "tão correto e tão bonito". É uma forma de conseguir conquistar o infinito, de trilhar o seu caminho, ter suas conquistas, não mais trilhar os caminhos que outros seguiram, buscar a conquista que outros tiveram.

Por fim, já livre de todas as amarras, entrega-se ao que sente: percebe o quanto tudo que fazia era fonte de tristeza, e quanto amor próprio tem. Sendo capaz de se amar como é, está aberto a sentir tudo que ignorava, por si mesmo e por quem estava por perto, que agora pode lhe conhecer de verdade.


Quase Sem Querer

Tenho andado distraído
Impaciente e indeciso
E ainda estou confuso, só que agora é diferente
Estou tão tranquilo e tão contente

Quantas chances desperdicei
Quando o que eu mais queria
Era provar pra todo o mundo
Que eu não precisava provar nada pra ninguém

Me fiz em mil pedaços pra você juntar
E queria sempre achar explicação pro que eu sentia
Como um anjo caído, fiz questão de esquecer
Que mentir pra si mesmo é sempre a pior mentira

Mas não sou mais
Tão criança
Oh, oh
A ponto de saber tudo

Já não me preocupo se eu não sei por que
Às vezes o que eu vejo quase ninguém vê
E eu sei que você sabe quase sem querer
Que eu vejo o mesmo que você

Tão correto e tão bonito
O infinito é realmente um dos deuses mais lindos
Sei que às vezes uso palavras repetidas
Mas quais são as palavras que nunca são ditas?

Me disseram que você
Estava chorando
E foi então que eu percebi
Como lhe quero tanto

Já não me preocupo se eu não sei por que
Às vezes o que eu vejo quase ninguém vê
E eu sei que você sabe quase sem querer
Que eu quero o mesmo que você

10 comentários:

  1. Boa noite. Passei aqui pra dar um certo "valor" à sua arte. Muito menor do que ela realmente vale, inclusive.

    Acontece que ando lutando contra a depressão já faz alguns meses. Sou músico, trabalho com eventos e graças à pandemia, tudo ruiu em minha vida esse ano. Hoje foi a primeira vez que quis pegar o violão pra tocar uma música e esse texto de três anos atrás deu um significado ainda maior a esse gesto. Muito obrigado. Fique firme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço as palavras. Essa pandemia mexeu muito com todos, comigo também. Você mesmo disse, o texto foi escrito tem uns três anos, quase não tenho escrito esse ano, um pouco falta de tempo, mas muito mais falta de motivação. E saber que algo que escrevi chegou até alguém, ajudou... É uma grande alegria e estímulo a voltar a escrever. Volte sempre por aqui, comente, sugira música ou assunto. Tenha fé, não sei qual tua religião, ou se tem alguma religião, mas tenha fé em uma força maior que nós, e tenha fé em ti, na tua força e capacidade de superação.

      Excluir
  2. Maravilhoso seu texto, sua alma captou o que eu queria ler. Se tem três anos este texto como li em seu comentário, tenha certeza que ficará aqui como o infinito. Gostaria que o ser humano fosse como está letra . Por que complicar tudo,lamento que ao escrever já era tarde mas ficou o exemplo a ser seguido. Viva hoje intensamente, ame sem medo. Deus te ilumine nesta sua jornada. Obrigada por se doar para o universo.

    ResponderExcluir
  3. Adorei muito esse post, (aliás, faz anos que não leio blogs, matei a saudade kk) essa letra me toca muito, estou passando por uma fase turbulenta, então me identifico de certa forma com essa letra. E sua análise foi.. tão incrível como um abraço. Tenho me sentindo angustiada e solitária esses dias, mas sei que irá passar, e obras (posts) como esta me fazem ficar calma, sem perder tudo novamente. Muito obrigada :))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço por passar por aqui, por ler um pouco do que escrevo. Fico feliz por perceber a atemporalidade destes textos, que escrevi em um momento para atingir a tantos anos depois. Sinta-se abraçada, nestes tempos que alguns chamam de "nova realidade", em que tentamos estar perto mesmo estando longe. E saiba que você nunca estará só. Estamos todos juntos na mesma energia, na mesma fé em dias melhores. E volte sempre aqui, para elogiar ou criticar, para pedir também. Uma música, um tema, algo que me inspire a escrever. "(...)O mundo anda tão complicado que hoje eu quero fazer tudo por você(...)" Tudo por você, leitor e leitora.

      Excluir
  4. Boa noite! Hoje feliz com minha humilde Vida me peguei cantando esta música, a noite meu esposo colocou por mera coincidência, interpretou errado, ao buscar na Internet a interpretação me identifiquei demais... Um dia quem sabe eu me sinta assim como a música diz, mas gostei quando você em sua resposta se referiu a fé em uma força maior e isso é fato, boa sorte para todos nós!

    ResponderExcluir
  5. Acredito eu, que essa música (talvez não fosse a intenção de Renato), mas ela retrata como é, de fato, a vida de um adulto com TDAH (Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade). Indecisos, impacientes, confusos, o dom de ver coisas que ninguém mais vê, as pequenas coisas, as chances e oportunidades desperdiçadas e não saber explicar as emoções. Faz muito sentido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ontem ouvi essa música de uma maneira diferente pela primeira vez e pensei, exatamente, isso. Tenho TDAH, sou impaciente, confusa e indecisa e passei uma vida inteira buscando ser perfeita nas milhares de atividades que me inseri, sempre potencializando o que não sabia e desvalorizando o que eu sabia. Quando ouvi essa letra percebi que não preciso provar nada para ninguém e que não sou mais criança a ponto de saber tudo. Tudo bem errar, impossível saber de tudo. Que alívio! Vida nova!

      Excluir
  6. I really had no idea what this song meant, thanks so much!

    ResponderExcluir
  7. Tudo que tenho a dizer é obrigada por isso. Estou passando por algo que nunca imaginei que passaria. Essa música me tocou e me ajudou a entender um pouco do que eu sentia. Como o comentário de alguém aí, essa interpretação realmente veio como um abraço, um abraço forte daqueles que podemos tirar os pés do chão que não cairemos. Obrigada

    ResponderExcluir

Caro leitor, fique a vontade para dar sua opinião: