Translate

quarta-feira, 26 de julho de 2017

Palco e personagens

Passado, presente e futuro. Três épocas distintas, três partes da vida.

A primeira, repleta de aprendizados, de erros e acertos, formada de toda uma bagagem histórica que nos modelou e nos modificou para vivermos a segunda, o presente, no qual semeamos e construímos  dia a dia a terceira parte da nossa vida: o futuro, cheio de surpresas, mas sobretudo consequências dos atos e decisões presentes. Épocas distintas, interligadas por um único elemento que somos nós, atores em constante evolução e aprendizado no grande palco da vida.

Neste grande palco, inúmeros atores contracenam conosco. Alguns permanecem por vários capítulos, outros fazem participações pontuais, mas cada um tem sua importância no seu devido tempo. Dessa forma cada personagem, nosso ou de outrem, tem o seu tempo de atuação, e tentar prolongar esse tempo, provoca consequências inadequadas e extremamente desagradáveis tanto para nós, que passamos a ser um arremedo do que podemos ser, quanto para aqueles que são os eternos e mais importantes protagonistas de nossas vidas.

Tão comum na atualidade, vários palcos distintos, "virtuais" e "reais" nos fazem criar personagens diversos: tímidos se fazem de corajosos e desinibidos quando precisam falar, sentimentais vestem uma carapuça fria para não expressarem seus sentimentos, mal informados fingem-se de sábios para não passar vergonha em uma conversa etc. No fim todos somos personagens de nós mesmos, no dia-a-dia da vida, dentro ou fora do palco virtual da internet.

Mas nenhum desses personagens pode contrariar a essência principal e princípios do seu autor/ator, pois quando isso ocorre ele se perde, a história se perde, a vida se perde, pouco a pouco, mesmo que não se perceba de imediato, e quando se dá conta, pode ser tarde demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, fique a vontade para dar sua opinião: