Translate

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Convivencias

Não apenas vivemos, mas convivemos. E o fato da vida ser uma composição eterna de convivências, nos faz "conhecer" muitas pessoas. Seja o motorista que guia o ônibus para seu trabalho, o trocador, aquela pessoa que também pegou o ônibus, a outra que sentou a teu lado. Temos diariamente uma infinidade de contatos pessoais, na maioria esmagadora dos casos nem trocamos uma palavra sequer com essas pessoas. Mas de certa forma, a existência delas ali contribui para seu dia a dia, até mesmo para que sejas feliz.

Não é nenhum exagero. Pegarei o caso do ônibus que você pega para chegar a seu local de trabalho. Tirando o óbvio da importância de quem dirige  (já que os trocadores estão sendo eliminados pouco a pouco aumentando o caos no transporte), já imaginou se não tivessem outros passageiros? Se tivessem menos passageiro, teriam menos ônibus, e talvez você tivesse que sair mais cedo para pegar seu ônibus. Sem outro passageiro alem de você, não teria ônibus, você teria que pagar táxi, ir de carro ou de outra forma. O mesmo pensamento é válido para várias atividades do seu dia-a-dia.

Gostaria de fazer com esse texto um convite a valorizar e respeitar mais as pessoas, inclusive aquelas que você nem conhece, e até mesmo aquelas que você nem chegará a saber da existência. Toda e cada uma delas são parte importante para que você tenha uma vida tranquila. 

Valorizando as pessoas podemos construir um mundo melhor. Difícil? Sim, mas não impossível. Não podemos mudar o passado, mas com certeza, se a gente quiser poderemos mudar nosso futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, fique a vontade para dar sua opinião: