Hoje começa a "tão esperada" Copa do Mundo no Brasil. E muitos já comemoram por motivos diversos.
Alguns, fãs de futebol, comemoram pelas belas partidas que serão jogadas, com um futebol bonito que já não encontramos em nossos campeonatos. Seleções como Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha, Portugal, entre outras, com seus craques mostrarão o espetáculo diverso do futebol europeu. Argentina, Chile, Uruguai, México, mostrarão a força e a garra da América Latina. Camarões, Nigéria, Costa do Marfim jogarão para que o mundo veja que o futebol africano tem força mas também habilidade enquanto Japão, Coréia do Sul, farão o mundo ver que o futebol asiático também tem vez, assim como a Oceania com a Austrália. E claro, os fãs de futebol não esperam a hora para ver o clássico mundial entre Bósnia e Irã.
Quem não gosta de futebol, comemora com os inúmeros dias em que, seja por causa de jogo na cidade ou jogo do Brasil, terão o expediente reduzido, e alguns dias até de folga. E esses, assim como os fãs de futebol, torcem avidamente para que a seleção Brasileira chegue às finais, o que significaria mais dias de folga até lá.
Tem aquelas pessoas que não gostam de futebol, mas gostam da seleção. Não sabem a diferença entre um escanteio e um lateral, não fazem ideia do que é impedimento, mas gostam de ver a seleção jogar. "É a pátria de chuteiras" alguns dizem. Podemos não ter saúde, educação, segurança, mas se a seleção ganhar, está tudo bem...
E, excepcionalmente nessa copa, teremos aqueles que estão comemorando o início da copa para manifestar. Sim, a copa serviu de bode expiatório para grupos políticos se unirem com os manifestantes legítimos e organizarem uma série de protestos contra governo, contra copa, contra o sol, a terra, a lua e tudo que tem direito.
Não sou contra manifestar, concordo que essa copa foi um desperdício de dinheiro que o governo sempre alegou não ter, quando questionado sobre melhores hospitais, escolas, polícia preparada, e melhores salários para os profissionais que realmente importam. Só acho o momento inoportuno, afinal se era para manisfestar, teria que ter começado lá no início, quando fomos escolhidos para sediar a copa, impedir que o dinheiro fosse gasto. Agora que foi, acho que a melhor manifestação seria nas urnas, não votando na mesma corja de sempre, que vive desviando nosso dinheiro para seus bolsos.
"Esta será a Copa das Copas", diz a propaganda. Concordo com isso, tenho certeza que essa copa será inesquecível, não por motivos bons, infelizmente. E no fim, com a derrota da seleção, quem estava a favor vai ficar contra e todos dirão que não valeu a pena o dinheiro gasto, e a bagunça gerada pelo evento...
Vamos ver, e rezar para que tudo termine bem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro leitor, fique a vontade para dar sua opinião: